AQUILOMBAR-SE: Assentamento Artístico
A partilha e troca é um dos pilares da pesquisa de linguagem do Núcleo Ajeum. Descobrir, inventar e reinventar formas de partilhar experiências que são cavadas e submergidas a cada projeto fazem com que o núcleo e suas integrantes reciclem e oxigenem outras formas de olhar e sentir um caminho já percorrido.
A proposta do AQUILOMBAR-SE: Assentamento Artístico é criar um espaço de confluências corporais tendo como objetivo a construção de boas trocas.
O Núcleo Ajeum inaugura este espaço com intuito de construir laços entre arte, dança e território tendo sua pesquisa como búzios de troca para essa vivência.
“Ajeum” significa comer juntos, o que alimenta um alimenta a todas e a comunidade. Dentro da cultura dos terreiros de matrizes africanas essa partilha onde todas estão a mesa e a esteira para se alimentar, é uma prática comum de articulação de saberes.
O AQUILOMBAR-SE: Assentamento Artístico se apoia nessa simbologia para mover uma plataforma de prática em dança onde a partir dos espetáculos do núcleo, e seus procedimentos de criação, serão os alimentos a serem partilhados.